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Plano de comunicação: qual o melhor canal para o seu público-alvo?

Assistir televisão enquanto e-mails são respondidos no tablet ou acessar uma rede social pelo smartphone entre a leitura de uma matéria e outra em uma revista já não soa como algo fora do comum. As pessoas são cada vez mais multicanais, consumindo informações diversas em meios diferentes.

Essa lógica, muito presente no raciocínio varejista - no que se refere ao relacionamento com seu cliente -, ainda é pouco explorada por muitas marcas (B2C e, especialmente, B2B) em suas estratégias de comunicação. Com isso, oportunidades são perdidas, investimentos desnecessários ou equivocados são realizados e o retorno esperado não é atingido. Frustrante, não?

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Topics: planejamento de comunicação, público-alvo

Comunicação corporativa e posicionamento: torne sua marca útil para o público

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, posicionamento de marca, agência de comunicação, público-alvo, exposição da marca,

Planejamento estratégico de comunicação corporativa para universidades: 4 etapas essenciais

O segmento de educação no Brasil passa por um momento de consolidação. Desde a primeira abertura de capital no setor em 2007, já foram registradas mais de 180 aquisições de pequenas e médias instituições. A consolidação do setor tem tornado o cenário mais competitivo e desafiador.

Ter uma marca forte, oferecer uma localização conveniente ou ser reconhecido pela qualidade do corpo docente não são mais as únicas alternativas para destacar-se da concorrência. O mercado assiste a uma disputa entre gigantes, na qual a comunicação corporativa tem um papel decisivo, que exige planejamento e alinhamento à estratégia de negócios da instituição.

O planejamento estratégico de comunicação tem o objetivo de construir e fortalecer o posicionamento da marca, buscando aproximá-la de seus públicos-alvo. O papel do planejamento é entender as características do mercado em que a instituição atua (necessidades e expectativas de alunos, professores e parceiros) e encontrar uma proposta de valor que explique como a ela atende a cada um melhor do que seus concorrentes.

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, universidades

Monitoramento de mídia: os olhos e ouvidos da sua marca

Com a disseminação da Internet, das mídias sociais e dos dispositivos móveis, hoje qualquer pessoa pode ser protagonista de uma notícia. Cada vez mais é comum que o público "fure" a imprensa, publicando nas mídias sociais fotos e comentários sobre eventos de impacto, muito antes dos profissionais.

A cobertura do último tsunami no Japão, por exemplo, foi marcante pela enorme participação do público. Os primeiros - e alguns dos melhores - vídeos e fotos foram capturados por pessoas "comuns", e republicados pelos grandes veículos da imprensa internacional. A interdependência entre a chamada "mídia tradicional" e as mídias sociais é uma tendência irreversível: todos os dias jornalistas se valem de conteúdo e assuntos que estão em evidência na internet para enriquecer suas pautas.

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Topics: planejamento de comunicação, como fazer um plano de comunicação corporativa, posicionamento de marca, agência de comunicação, monitoramento de mídia,

Jogo dos 7 erros: os problemas mais comuns em um trabalho de assessoria de imprensa

Quem não se lembra do jogo dos sete erros? Duas figuras aparentemente idênticas, mas que a um olhar mais atento revelavam sutis diferenças. 

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, correlação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, assessoria de imprensa

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