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Planejamento estratégico de comunicação corporativa para universidades: 4 etapas essenciais

O segmento de educação no Brasil passa por um momento de consolidação. Desde a primeira abertura de capital no setor em 2007, já foram registradas mais de 180 aquisições de pequenas e médias instituições. A consolidação do setor tem tornado o cenário mais competitivo e desafiador.

Ter uma marca forte, oferecer uma localização conveniente ou ser reconhecido pela qualidade do corpo docente não são mais as únicas alternativas para destacar-se da concorrência. O mercado assiste a uma disputa entre gigantes, na qual a comunicação corporativa tem um papel decisivo, que exige planejamento e alinhamento à estratégia de negócios da instituição.

O planejamento estratégico de comunicação tem o objetivo de construir e fortalecer o posicionamento da marca, buscando aproximá-la de seus públicos-alvo. O papel do planejamento é entender as características do mercado em que a instituição atua (necessidades e expectativas de alunos, professores e parceiros) e encontrar uma proposta de valor que explique como a ela atende a cada um melhor do que seus concorrentes.

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, universidades

Jogo dos 7 erros: os problemas mais comuns em um trabalho de assessoria de imprensa

Quem não se lembra do jogo dos sete erros? Duas figuras aparentemente idênticas, mas que a um olhar mais atento revelavam sutis diferenças. 

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Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, correlação, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, assessoria de imprensa

4 sinais de que é hora de mudar sua estratégia de relações com a mídia

 

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Por que uma boa pesquisa é essencial no planejamento estratégico de comunicação

Uma das tarefas essenciais no planejamento estratégico de comunicação é definir os públicos-alvo de interesse da sua empresa. Para fazer isso é preciso entender a percepção que eles têm sobre o seu negócio, suas necessidades e expectativas. Seu cliente em potencial valoriza mais o preço ou a qualidade? O que é prioridade para ele, uma entrega rápida ou um suporte técnico confiável?

As respostas a essas e outras perguntas permitem determinar onde sua marca se encontra no presente, e que passos ela deve dar para construir o posicionamento pretendido no futuro. Por isso, a boa e velha pesquisa é uma ferramenta obrigatória em um planejamento estratégico de comunicação. Ouvir clientes, ex-clientes e potenciais clientes, por exemplo, ajuda uma empresa a identificar seus "gaps de percepção", ou seja, discrepâncias entre o que o mercado busca e valoriza e a forma como sua empresa se comunica e é percebida.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, pesquisa, público-alvo

Big data e a inteligência de comunicação

*Por Carlos Tesore, diretor da unidade de serviços da RMA Comunicação

No século passado as grandes agências de publicidade vendiam aos seus clientes o sonho da propaganda, fazendo brilhar os olhos (e a cobiça) dos empresários. A ideia era investir em campanhas milionárias para receber o triplo em vendas. Eram os bons tempos onde a genialidade da Madison Avenue (avenida símbolo das agências de publicidade em NYC), levando em conta o efeito manada de um público consumidor ainda não educado, vendia até geladeiras para esquimós.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, tendências, métricas, indicadores, riscos, ROI, pesquisa

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