RMA Trends

Comunicação corporativa, humanização e construção de marcas

“Não se pode transmitir em palavras o amor puramente humano que pessoas sentiam por Mikhail Kalashnikov. Ele foi um verdadeiro patriota e, com toda sua alma, torceu por cada um de nós e trabalhou pela paz no mundo."

- Konstantin Busygin, diretor da empresa russa de armamentos Kalashnikov, em seu elogio fúnebre ao criador do fuzil AK-47, a máquina de matar mais eficiente do Século XX. 

Continue Lendo

Topics: comunicação corporativa, tendências, construção de marca, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação

Qual a prioridade do seu trabalho de assessoria de imprensa?

Adaptando o dilema do ovo e da galinha ao seu trabalho de assessoria de imprensa, uma reflexão. Qual deve ser a prioridade: aumentar a visibilidade da marca ou melhorar os resultados de negócio?

A resposta na ponta da língua é, claro, melhorar os resultados de negócios. Porém, como sabemos, nem tudo que brilha é ouro. Pensando no retorno do investimento em assessoria de imprensa a médio e longo prazo, muitas vezes é recomendável trabalhar para aumentar a visibilidade e percepção de valor da marca antes de buscar apressadamente vender no aqui e no agora.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, correlação, construção de marca, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, relações com a mídia

Comunicação corporativa: quanto vale sua marca para o público?

Ser mais conhecido ou ter uma imagem melhor: o que é mais importante para a percepção de valor de uma marca? Antes de responder a essa pergunta é preciso refletir sobre algumas outras:

• O que sua empresa vende? Uma oferta B2C de consumo de massa e baixo valor agregado (biscoitos, cerveja, sabão em pó, etc)? Uma oferta B2C de nicho (suplementos para atletas, viagens de luxo)? Ou uma oferta B2B de alto valor agregado (software, consultoria, incorporação imobiliária)?

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, indicadores, construção de marca, posicionamento de marca, relações com a mídia

Comunicação e gestão de crise: como não piorar o que já está ruim

Toda empresa, não importa o segmento ou tamanho, está sujeita a crises envolvendo sua imagem. Mas quantas podem dizer com confiança que estão preparadas para lidar com uma crise? Construir uma marca é um trabalho duro, de longo prazo, e uma crise mal gerenciada pode colocar anos de trabalho a perder.

Hoje, na velocidade com que as informações se espalham, ficou muito mais difícil conter a crise. Se antes elas apareciam apenas na imprensa, hoje elas podem surgir em qualquer mídia social, onde o potencial de alcance é muito maior. Mais pessoas serão expostas ao assunto, compartilhando, opinando e às vezes exigindo um posicionamento oficial da empresa. Apesar disso, 57% das empresas dizem não encarar as redes sociais como ferramentas úteis para gerenciamento de crise, segundo pesquisa da consultoria PWC.

Continue Lendo

Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, riscos, gestão de crises, construção de marca, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, relações com a mídia

Planejamento estratégico de comunicação: conheça seu público-alvo

A internet fez com que as empresas tivessem que repensar a forma de se relacionar com seus públicos-alvo. Se antes era possível massificar o conteúdo e mensagem, o cenário atual já não permite isso. Hoje, saber o que comunicar e para quem comunicar é essencial para o sucesso do negócio, pois pode impactar diretamente nas vendas.

É preciso ter em mente que a marca já não é mais a única fonte de informação. Os clientes têm em mãos meios de saber em segundos sobre sua empresa e negócios por meio de fontes que você, não necessariamente, tem influência. Qualquer público pode ser um influenciador, um cliente que coloca uma foto do seu produto no Instagram, por exemplo, está expondo a marca para aqueles que seguem o seu perfil na rede social.

Continue Lendo

Topics: planejamento de comunicação, planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, construção de marca, como fazer um plano de comunicação corporativa, posicionamento de marca

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS