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Comunicação corporativa na era dos "multi"

O processo de construção e gestão de uma marca hoje é mais dinâmico e desafiador do que nunca. Vivemos a era dos "multi": nos transformamos em pessoas multiconectadas, multicanais, multitarefas e que lidam com multistakeholders. Empresas e profissionais de comunicação corporativa são pressionados a reiventar sua forma de pensar e agir, ou ficar para trás.
 
Este fenômeno foi catalisado pela Internet e pela mobilidade. Não faz muito tempo, a comunicação entre empresa e consumidor era uma estrada de mão única, onde o cliente era mero espectador, um receptor passivo de informação e conteúdo. A internet abriu as portas para que consumidores se conectassem uns aos outros e com suas marcas preferidas.

Para sua empresa existir na cabeça do seu público, ela precisa existir online, e ter um site bonito não basta: os principais pontos de contato com o público são o Google, as mídias sociais e outros ambientes de terceiros. É lá que seu cliente vai encontrar um cardápio de referências, boas ou não, sobre sua marca. E, como na nossa vida pessoal e profissional, o que outros falam sobre nós costuma pesar mais do que aquilo que falamos sobre nós mesmos.

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Topics: economia da atenção, comunicação corporativa, planejamento de comunicação corporativa, tendências, construção de marca, relações com a mídia

Qual a prioridade do seu trabalho de assessoria de imprensa?

Adaptando o dilema do ovo e da galinha ao seu trabalho de assessoria de imprensa, uma reflexão. Qual deve ser a prioridade: aumentar a visibilidade da marca ou melhorar os resultados de negócio?

A resposta na ponta da língua é, claro, melhorar os resultados de negócios. Porém, como sabemos, nem tudo que brilha é ouro. Pensando no retorno do investimento em assessoria de imprensa a médio e longo prazo, muitas vezes é recomendável trabalhar para aumentar a visibilidade e percepção de valor da marca antes de buscar apressadamente vender no aqui e no agora.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, correlação, construção de marca, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, relações com a mídia

Afinal, o que faz um assessor de imprensa?

Há profissões que só são compreendidas por quem as exerce. Assessor de imprensa é uma delas. Às vezes, nem a família do assessor entende o que ele faz. Mas você sabia que esta profissão existe há mais de 100 anos? Mais exatamente desde 28 outubro de 1906, quando a Pennsylvania Railroad contratou o jornalista Ivy Lee para lidar com a repercussão de um acidente de trem em New Jersey, no qual morreram 53 pessoas.

Lee teve a ideia de criar uma manchete, um texto enxuto explicando detalhes sobre o acidente e as medidas de emergência tomadas pela empresa. Também incluiu aspas de representantes da Pennsylvania Railroad e um breve perfil institucional. Estava inventado o press release. De quebra, ao orientar um executivo da empresa a atender a imprensa ainda no local do acidente, Lee criou a figura do porta-voz e a entrevista coletiva.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, construção de marca, assessoria de imprensa, agência de comunicação, relações com a mídia

Comunicação corporativa: quanto vale sua marca para o público?

Ser mais conhecido ou ter uma imagem melhor: o que é mais importante para a percepção de valor de uma marca? Antes de responder a essa pergunta é preciso refletir sobre algumas outras:

• O que sua empresa vende? Uma oferta B2C de consumo de massa e baixo valor agregado (biscoitos, cerveja, sabão em pó, etc)? Uma oferta B2C de nicho (suplementos para atletas, viagens de luxo)? Ou uma oferta B2B de alto valor agregado (software, consultoria, incorporação imobiliária)?

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, indicadores, construção de marca, posicionamento de marca, relações com a mídia

Comunicação e gestão de crise: como não piorar o que já está ruim

Toda empresa, não importa o segmento ou tamanho, está sujeita a crises envolvendo sua imagem. Mas quantas podem dizer com confiança que estão preparadas para lidar com uma crise? Construir uma marca é um trabalho duro, de longo prazo, e uma crise mal gerenciada pode colocar anos de trabalho a perder.

Hoje, na velocidade com que as informações se espalham, ficou muito mais difícil conter a crise. Se antes elas apareciam apenas na imprensa, hoje elas podem surgir em qualquer mídia social, onde o potencial de alcance é muito maior. Mais pessoas serão expostas ao assunto, compartilhando, opinando e às vezes exigindo um posicionamento oficial da empresa. Apesar disso, 57% das empresas dizem não encarar as redes sociais como ferramentas úteis para gerenciamento de crise, segundo pesquisa da consultoria PWC.

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Topics: planejamento estratégico de comunicação, comunicação corporativa, riscos, gestão de crises, construção de marca, posicionamento de marca, assessoria de imprensa, relações com a mídia

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