RMA Trends

Visibilidade x Reputação: a percepção do público sobre o valor da sua marca

5 de agosto de 2014

Topics: redes sociais, Inteligência da Comunicação


Compartilhe:    

 

O conhecimento sobre os interesses e necessidades do seu público-alvo e a percepção dele sobre a sua marca, trazem insights e informações valiosas para uma estratégia mais eficaz. Nesse contexto, é fundamental contar com o apoio da tecnologia aliada à inteligência humana.

Como fazer isso?

Com a internet e a mobilidade, o consumidor passou a ter acesso direto e voz ativa na rede, exigindo diálogo e proximidade com as marcas. Além disso, passou também a gerar um volume de dados e a deixar “pistas” sobre suas necessidades e anseios durante sua jornada de consumo e busca de informação. Consequentemente, as empresas se viram diante do desafio de adequar suas estratégias para esta nova realidade e propiciar uma melhor experiência de marca e utilidade para este consumidor. Diante disso, o desafio de gerir a sua reputação e visibilidade ganha contornos ainda maiores.

Por isso, tornou-se crucial inserir tecnologia e análise de dados, por meio do monitoramento em tempo real sobre o que é dito por seus consumidores sobre sua marca, serviços ou produtos, além de concorrentes e mercado. 


 

Visibilidade x Reputação: a percepção do público sobre o valor da sua marcaO que monitorar e analisar?

Mídias sociais, sites, blogs, Imprensa… Não importa o canal. Se for possível monitorar, monitore. É preciso estar atento a todos os pontos de contato da sua marca com seus clientes.

A mensuração da visibilidade, por exemplo, deve levar em consideração não apenas a quantidade de vezes em que ela aparece, mas também quantas pessoas visualizaram determinado conteúdo e principalmente, o perfil destas pessoas. Na imprensa, isto é avaliado por meio da circulação do veículo. Além disso, a posição que a marca aparece no texto recebe pesos diferentes: quanto mais próxima do título, mais  potencial de visibilidade terá. Já nas redes sociais, por exemplo, o engajamento que determinado conteúdo proporcionou é um dos parâmetros mais relevantes.

Quando se trata da reputação da marca, é preciso levar em consideração que não basta estar presente nos canais. A forma como a imagem de sua empresa é transmitida nas citações da imprensa ou comentários de seus consumidores - positiva ou negativamente - interfere diretamente na construção desta reputação.

 

Visibilidade x Reputação: a percepção do público sobre o valor da sua marca

Business Intelligence (BI) a serviço da gestão da comunicação

O Business Intelligence (BI) é uma plataforma para análise e interpretação de grandes volumes de dados, que permite aos gestores mais segurança nas tomadas de decisão. Devido a capacidade de auxiliar com eficiência o processo de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar um volume considerável de dados, esse sistema tem se tornado cada dia mais indispensável para as rotinas da área da comunicação.

Podemos citar a possibilidade propiciada pela ferramenta de consolidar todos os dados das redes sociais, como menções e alcance de publicações de sua marca. Contudo, os benefícios do uso desta tecnologia vão além, permitindo também o cruzamento de dados de fontes diversas como imprensa (on-line e tradicional), publicidade, vendas, Google Analytics, entre outras. Tudo isso de forma dinâmica e objetiva em um único painel com gráficos e tabelas.

Isso facilita avaliar a percepção do público sobre a marca por meio da análise de sua visibilidade e reputação, além de contribuir para identificar se a estratégia tem sido efetiva em alcançar os objetivos traçados e, se são necessários ajustes para obter maior alinhamento com as metas do negócio.

Mas, para isso, não basta apenas ter apenas uma ferramenta, é fundamental contar com profissionais qualificados. Afinal, a tecnologia por si só não gera resultados. É preciso dispor de especialistas para realizar as configurações adequadas, guiar a atividade de monitoramento para analisar os dados e realizar cruzamentos de dados, gerando insights e conhecimento para tomada de decisão.

Dessa forma, sua empresa pode se beneficiar destes recursos para gerir com mais segurança e eficácia sua estratégia e a gestão da reputação e visibilidade da sua marca.

PEC - Ebook - Como criar um planejamento de comunicação alinhado à estratégia de negócios

SIGA

Assine

EBOOKS

Nova call to action
Nova call-to-action
New Call-to-action

ÚLTIMOS POSTS